Aécio, Glauber, Monet e repórter que vira piada

No domingo de eleição comentei sobre a repórter que ficou cara a cara, ao vivo para todo o Brasil, com o Aécio Neves e se limitou a perguntar se a campanha tucana iria se intensificar a partir do dia seguinte. Perdeu a oportunidade de perguntar, por exemplo, se já nesta 2ª feira o postulante ao Planalto iria, por exemplo, atrás dos votos de Marina Silva.

Não quero pôr apenas na conta da repórter a oportunidade perdida de uma boa entrevista. O jornalismo de TV é feito por muita gente que fica atrás das câmeras – aliás, bem mais -, cuja função também é dar suporte e orientar quem está pelas ruas com microfone na mão. Se a repórter não foi mais pertinente, é possível que tenha sido também por falta de direcionamento partindo da emissora.

Mas é claro que lhe faltou, no mínimo, preparo e o chamado senso do que é notícia para que tivesse presença de espírito e arrancasse do candidato algo que o Brasil realmente precisava saber já naquele momento.

Meu comentário suscitou a lembrança de histórias cômicas sobre gafes de repórteres. Uma delas veio de  Márcio Varela, velho combatente das redações. A garota foi entrevistar a mãe do Glauber Rocha, Lúcia, mas disse que preferia esperar o próprio Glauber, pois não acreditava que aquela velhinha pudesse entender alguma coisa de cinema. Glauber já havia partido, e há muitos anos, para fazer cinema em outras dimensões.

Por minha vez, lembrei de uma que presenciei nos anos 90. Eu esperava a coletiva dos organizadores de uma grande exposição de Monet, no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio. Como estava demorando, uma repórter perguntou bem alto: esse Monet não vai vir falar com a gente não? Ao que uma outra não perdeu tempo e emendou: ah, essa gente só fala com a TV Globo.

Jornalista despreparado não atrapalha apenas o fluxo e a nitidez da informação, mas em alguns casos, como foi o deste domingo, pode mesmo impedir que a sociedade receba a informação.

E de quebra, às vezes, ainda vira piada.

repórter de TV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima