André Giusti - foto: Luana Lleras
voltar para o início do blog

Listinha

Estive recentemente em um evento literário em Pirenópolis, cidade histórica de Goiás, a cerca de duas horas de Brasília. Nesses eventos, tão bom quanto vender livros e mostrar nosso trabalho é descobrir, como leitor, outros autores. E por isso também valeu muito a pena participar quase um mês atrás da e-cêntrica, que deve se repetir [...]

Estive recentemente em um evento literário em Pirenópolis, cidade histórica de Goiás, a cerca de duas horas de Brasília.

Nesses eventos, tão bom quanto vender livros e mostrar nosso trabalho é descobrir, como leitor, outros autores.

E por isso também valeu muito a pena participar quase um mês atrás da e-cêntrica, que deve se repetir em agosto em Cidade de Goiás (sim, a terra de Cora Coralina).

Divido, então, esses livros com vocês – todos são de poemas.
IMG_4191

Pedro Tostes eu já conhecia, mas nos tornamos camaradas em Piri, onde me aproximei de sua poesia, que é um necessário tapa, cusparada, escarrada, golfada de vômito em um blend (não é assim o modo chique de dizer?) de país/sociedade/ser humano atuais.

Depois, para respirar, leia Keyane Dias.

A poesia dessa brasiliense é como abrir janela em quarto fechado, fazendo nos sentir integrados às árvores, flores e pássaros lá fora, no quintal.

Cássia Fernandes e Dairan Lima explicam com extrema beleza, capacidade e precisão poéticas as dores de amor e solidão das mulheres, o que serve também para os homens, porque dor e solidão têm o costume de serem assexuadas.

Por fim, Carlos Edu Bernardes, que não estava no evento, mas cujo livro me chamou a atenção pela capa e pelo título.

Me ganhou com uma poesia lírica sem pieguismos e uma linguagem que me pareceu próxima à Música Pop, ao Blues e ao Rock, o que sempre me agrada, pois me vejo como pessoa e autor nesses espelhos.

Enquanto volte e meia pula aqui ou acolá uma lista dos “dez-poetas-da-atualidade-imprescindíveis-e-necessários-que-você-não-pode-deixar-de-ler”, sabe-se lá com que critérios elaborada, ficam aqui minha humilde listinha de poetas (de Goiânia, Brasília e São Paulo) que descobri no interior do Brasil e meus votos de boa leitura.

Tags:

Gostou, compartilhe:

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!