André Giusti - foto: Luana Lleras
voltar para o início do blog

Rádio Difusora de Resplendor

Precisando saber quais emissoras de rádio existem no trajeto da ferrovia que liga Vitória a Belo Horizonte, abro uma lista com quase 50 delas. Boa parte tem nomes modernos, tais como Mania, Geração e Atitude, o que deixa claro a opção pelo público jovem. Mas entre tantas rádios, encontro uma que se chama Difusora, e [...]

Precisando saber quais emissoras de rádio existem no trajeto da ferrovia que liga Vitória a Belo Horizonte, abro uma lista com quase 50 delas.

Boa parte tem nomes modernos, tais como Mania, Geração e Atitude, o que deixa claro a opção pelo público jovem.

Mas entre tantas rádios, encontro uma que se chama Difusora, e olhando a lista, nenhuma nostalgia me parece mais tupiniquim do que uma emissora de rádio do interior chamada Difusora.

Ela fica na cidade de Resplendor, cuja localização não procuro descobrir no extenso território das Minas Gerais.

Independentemente de onde fica no mapa, Resplendor, com este nome, está certamente num lugar chamado nostalgia, em que, imagino eu, se o tempo não chega a parar, é bem mais lento, de modo que seja mais longo do que no resto do país.

Em Resplendor, é possível que vizinhas à Rádio Difusora estejam a padaria Nova Aliança, a Sapataria Irmãos Fernandez e a Elétrica Boa Esperança, marcas de um Brasil melancólico de si mesmo em época de globalidades.

E eu, bicho inteiramente urbano, sem muita noção das lonjuras brasileiras, vislumbro Resplendor no alto de uma serra repleta de curvas sinuosas. Essa hipótese me traz alento, e repentinamente, sufocado na cidade grande de calor, trabalho e angústias, meu desejo mais sincero é pegar o carro e acelerar nessas curvas, para ver todo o meu passado sumir no retrovisor e chegar em paz a Resplendor.

Microfone    Mantiqueira

Tags:

Gostou, compartilhe:

Comentário (1)

  1. Ana -

    Eu, como “mineira da gema” que sou, oriunda de uma região próxima a Resplendor, te afirmo que é uma cidade parecida com o que você imagina e descreve. E ainda tem o céu mais estrelado, como todas as cidades do interior, gente que fala devagar e gosta de contar “causos”: uma delícia!

Deixe o seu comentário!