André Giusti - foto: Luana Lleras
voltar para o início do blog

50 anos em seis – Brasília, poesia e prosa.

Seis escritores que moram em Brasília lançam hoje uma coletânea de contos, crônicas e poemas. 50 anos em seis – Brasília, poesia e prosa reúne autores que, em comum, possuem o fato de não terem nascido na capital do país, mas aqui fazem literatura que muitas vezes passa pela cidade, suas belezas e defeitos, sua [...]

Seis escritores que moram em Brasília lançam hoje uma coletânea de contos, crônicas e poemas. 50 anos em seis – Brasília, poesia e prosa reúne autores que, em comum, possuem o fato de não terem nascido na capital do país, mas aqui fazem literatura que muitas vezes passa pela cidade, suas belezas e defeitos, sua paisagem e sua gente.

A coletânea, que tem tratamento gráfico de Bruno Schürmann, reúne poemas e crônicas do matogrossense Nicolas Behr, do paulista Pedro Biondi, do mineiro José Rezende Jr., das gaúchas Fernanda Barreto e Liziane Guazina e deste carioquíssimo suburbano que vos escreve.

O livro desliza na onda dos cinquenta anos de fundação da cidade, ainda tão polêmica meio século depois da inauguração.  

Valeu a pena construir Brasília? Aqui só tem ladrão? É uma cidade estranha para quem a vê pela primeira vez? Pela ordem de respostas: sim, não e sim. Na coletânea abordamos esses aspectos da cidade – avião pousado no mapa – e também outros, mas sem deslumbramento e sem o tratamento ufanista da literatura que anuncia Brasília como capital da esperança, que martela até hoje no sonho de JK ou rótulos irmãos. Tratamos a cidade com os humores de quem vive aqui, lembrando o passado miserável de ilusões e decepções do candango pobre que ergueu esses palácios, a preocupação com o presente/futuro da preservação urbanística e ambiental e, claro, deliciados com a natureza exótica de árvores tortas e céu que não acaba nunca.

Muita gente – o país inteiro, é bom que se diga - se junta em Brasília para tramar picaretagens. Nós nos reunimos para mostrar o que escrevemos. Aproveite, então. É hoje no T-Bone, na 312 norte, a partir das 19h.

Nos vemos lá. 

Acesse também o blog http://brasilia50anosem6.wordpress.com/

Tags:

Gostou, compartilhe:

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!