A culpa é da cobra

Cobra

1.

Reportagem exibida hoje, 8, em um jornal local de televisão, informa sobre um bairro em uma cidade próxima a Brasília, em que as cobras – e outros bichos – estão invadindo as casas. Citam o exemplo de uma cascavel que apareceu debaixo de uma geladeira.

Com disfarçado sensacionalismo, a reportagem destaca o pavor dos moradores e as imagens das cobras, principalmente delas, que causam mais impacto na audiência.

Para quem não sabe, o Distrito Federal é um dos campeões nacionais de irregularidades fundiárias. A matéria não diz que por aqui invadiu-se e grilou-se o cerrado virgem para construir condomínios, alguns de luxo, sem qualquer planejamento urbano e muito menos ambiental. Em outras palavras, construiu-se com voracidade e pouco caso com a natureza.

Mas é claro que a culpa é das cobras.

2.

Outra reportagem exibe operação da Polícia Militar reprimindo o tráfico de drogas.

Chama atenção a inteligência da estratégia. Escondidos em caminhões de mudança, os policiais filmam todo o movimento dos traficantes e os prendem em flagrante, saindo de surpresa do baú do caminhão.

Entre os presos, apenas rapazes de periferia, pobres todos, negros em sua maioria. Vão se entender com a Justiça, que é o correto.

Mas, ao final da reportagem, me passa pela cabeça se a PM adotaria a mesma estratégia, entrando escondida num caminhão de um bufê de luxo, por exemplo, nas festas nos Lagos Sul e Norte – bairros nobres de Brasília – em que há venda e consumo liberado de drogas.

* * *

  • Hoje, 8/10, autografo Histórias de Pai, Memórias de Filho e Voando pela Noite (Até de manhã) , no Martinica Café, 303 norte, 19h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima