Dica

A Guerra Invisível

Considero importante tudo que jogue luz sobre a história do Brasil, esse vácuo nebuloso no conhecimento do brasileiro médio.

É isso que faz A Guerra Invisível, de Ana Maria Lopes, poeta de mão cheia e que agora se aventura na prosa, enfrentando nada menos do que um romance, e nada menos do que um romance histórico.

A partir de pesquisa muito bem feita, condição básica para se criar uma ficção a partir de um fato real, Ana Maria Lopes escarafuncha A Guerra do Paraguai, um dos episódios mais controversos de nosso passado, cuja explicação para motivos e razões já está na terceira versão de historiadores. Esta promete ser definitiva, mas, sabe-se lá.

Em seu livro, Ana Maria Lopes não foi atrás dos motivos, e sim de um lado ainda mais desconhecido do maior conflito em que o Brasil se envolveu.

Em a Guerra Invisível ela conta como foi a participação das mulheres na guerra, tanto brasileiras quanto paraguaias, mostrando de que forma elas se envolveram e testemunharam a barbárie iniciada pelo ditador Solano Lopez, mas que virou massacre pela ação da tríplice aliança, com requintes de crueldade e covardia do exército brasileiro, inclusive para com as mulheres do país inimigo.

O mais interessante é que a trama do livro parte de uma ardente e apaixonada história de amor.

Se o final é feliz? Bem, é um livro sobre guerra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima