A ameaça de uma ditadura religiosa

Talvez exista mesmo em curso uma ameaça à liberdade de expressão, mas que não parte da intenção de se estabelecer um marco regulatório da comunicação, como prega a paranoia dos mandatários da mídia.

Penso que é mais preocupante a Proposta de Emenda Constitucional que estende às entidades religiosas a prerrogativa de propor mudanças na Constituição.

Isso ameaça o estado laico, muro importante que nos separa de algo que foi crucial para o atraso da humanidade: a interferência da igreja no estado, ou em alguns casos, a submissão deste àquela.

E quando digo igreja, não me refiro a nenhuma religião específica, mas às religiões como um todo, como pensamento político e único viés de se interpretar os fatos, a sociedade, a vida.

Católicos e evangélicos estão praticamente dividindo as opções religiosas dos brasileiros. Contudo, estes últimos me parecem mais empenhados e fervorosos na propagação de sua crença. Como conheço vários evangélicos – e também católicos – cuja lucidez não se ajoelha perante a fé, tenho esperança de que haja, dentro dos próprios templos, reação ao enfraquecimento da laicidade do estado.

Do contrário, enxergo mesmo a possibilidade de uma nova ditadura se estabelecer no país, não a partir de um golpe deflagrado em determinada data, como foi 31 de março de 1964, mas aos poucos, dia após dia, na escalada de um pensamento calcado no fundamentalismo se infiltrando nos parlamentos, nos tribunais de Justiça, nos palácios do executivo, descartando qualquer um que lhe seja contrário. E aí, não apenas a liberdade de expressão estará ameaçada, mas o próprio Estado de direito.

3 comentários em “A ameaça de uma ditadura religiosa”

  1. Alexandre

    Será que a liderança católica ou evangélica estão preocupados em ensinar o povo a andar como Jesus e a obedecer a vontade de Deus.
    Ou transforma- los em um católico ortodoxo ou romano ou em membro de uma instituição evangélica.

  2. André Giusti

    Obrigado pela sua participação, Geraldo! Boa natal e feliz ano novo.

  3. Sua preocupação com a constituição e a ditadura religiosa me parece bastante fundamentada. Discordo apenas na questão da igreja católica, que tem sido uma igreja da paz, da oração, da educação religiosa, das Santas Casas de Misericórdia,e da fraternidade, enquanto a maioria dos cultos evangélicos, tem crescido abruptamente como uma fonte de riqueza para seus pastores, protegidos pela isenção de impostos e sem retorno aos evangélicos dizimeiros. Quanto mais pagam maior será o seu espaço no “céu”. Todas as igrejas ou seus pastores tem seus erros, inclusive a católica. Mas, se houver uma nova cruzada vai vir pelo domínio do dinheiro dos evangélicos, especialmente os de origem nas Assembléia de Deus hoje com mais de 500 denominações só no Brasil, nas igrejas de galpões com seus pastores milagreiros, e nos Templos faraônicos do Edir Macedo. É um tema muito controvertido e sua preocupação é legítima e a bancada evangélica está no congresso com muita força (financeira), e os nossos congressistas adoram uma oferta mensaleira…!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima