Sobre mercados e padaria no feriado

Não quero parecer um tirano trabalhista, mesmo porque não sou, mas não concordo com essa história de supermercado não abrir aos feriados.

Com a vida corrida de hoje em dia, falta tempo para se comprar na véspera o que se vai precisar no feriado. Aliás, falta cabeça pra lembrar um dia antes que o supermercado não vai abrir no feriado. Talvez a melhora do poder aquisitivo do brasileiro seja outro argumento convincente.

Alguém dirá que os funcionários merecem descansar. Claro, para isso existe regime de escala: uma equipe trabalha num feriado; a outra, no seguinte. Essa é a rotina de diversas profissões. Sempre trabalhei ou no natal ou no ano novo; ou no carnaval ou na semana santa. Sobrevivi. O público de certos ramos de atividade exige isso. Quem sabe já não seja o caso dos clientes dos supermercados. Certamente haveria movimento que justificasse a abertura e compensasse o gasto com as horas extras que os donos precisariam pagar, pois, é claro, eles não abrem as portas porque pensam no descanso dos empregados.

Provavelmente há um acordo coletivo determinando os feriados em que os supermercados devem fechar, porque me parece que em alguns eles funcionam. Mas se há esse acordo, por que ele não vale para as padarias? Por acaso as moças que trabalham nos caixas das “padocas” são diferentes das colegas do Pão de Açúcar ou do Carrefour?

O fato é que as padarias estavam um inferno no fim de tarde deste primeiro de maio. Os desavisados feito eu tiveram que enfrentar filas homéricas por causa de alguns pães franceses e uns 200g de muçarela. Sem espaço, me acertaram umas cinco vezes com aquelas baguetes de quase um metro.

Perdem os funcionários das padarias, que além de não folgarem, ainda trabalham o dobro, já que dobra o movimento, e perde o consumidor, que enfrenta a fila e o mau atendimento.

Se é pra fechar, que feche tudo, então. E os desavisados feito eu que se programem melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima