André Giusti - foto: Luana Lleras
voltar para o início do blog

Boi do Seu Teodoro

O Boi do Seu Teodoro é um grupo folclórico fundado em 1961 por um nordestino que, como milhares, veio para o Planalto Central construir Brasília. É errado dizer “veio ajudar a construir Brasília”, porque na verdade o nordestino não ajudou, e sim fez quase tudo debaixo de sol, comendo poeira, dormindo em alojamento quente, se [...]

Boi do Seu Teodoro

O Boi do Seu Teodoro é um grupo folclórico fundado em 1961 por um nordestino que, como milhares, veio para o Planalto Central construir Brasília.

É errado dizer “veio ajudar a construir Brasília”, porque na verdade o nordestino não ajudou, e sim fez quase tudo debaixo de sol, comendo poeira, dormindo em alojamento quente, se alimentando mal, e, ao final, sendo posto de lado nas chamadas cidades satélites ou voltando para a terra natal quase do mesmo jeito que veio pra cá.

Tudo bem, essa é uma outra discussão.

O Boi do Seu Teodoro é sediado em Sobradinho, cidade que fica a uns 20 minutos da capital do país. O grupo mantém vivo no Planalto Central o folclore do Maranhão, onde nasceu Teodoro.

Recomendo assistir a uma apresentação, principalmente quem tem filhos em idade escolar, por vários motivos, dos quais cito dois em especial: a batida da percussão, que arrepia e deixa com vontade de pular, e porque é uma resistência da verdadeira cultura popular ao lixo que cada vez mais a mídia despeja em nossos olhos e ouvidos .

Tags:

Gostou, compartilhe:

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!