Chorar para não ficar louco

Um dos paradigmas que mais oprime o ser humano, especialmente o homem no sentido masculino, é o de que chorar significa fraqueza.

Se fosse possível contabilizar, é possível que víssemos o quanto, ao longo da história, essa postura equivocada da sociedade provocou de câncer, infarto, derrame, alcoolismo, dependência das drogas e suicídio.

Mesmo com todo reconhecimento conquistado pela psicanálise e psicologia no último século, a desconfiança em relação à personalidade de quem verte lágrimas parece não ter abandonado o imaginário social. Vide as críticas que os jogadores da seleção sofreram na Copa, e isso bem antes da chinelada da Alemanha.

Alguns conceitos difundidos nas últimas décadas sobre liderança e gestão me parecem também ter posto lenha numa fogueira que para o bem da sanidade mental da espécie deveria estar é se abrandando. O melhor líder é o que não fraqueja? Ou o que se mostra falho como toda pessoa?

Não é chorar por tudo, mas nunca chorar pode ser o caminho mais breve para a loucura, e não digo a loucura sã dos artistas e dos de bem com a vida, mas a loucura que leva às trevas da alma.

choro2

Ninguém precisa ver, e, dependendo de quem esteja perto, é melhor que não veja mesmo, mas no silêncio do quarto, na casa vazia enquanto os outros não voltam, debaixo do chuveiro aberto que abafará os soluços, chore mesmo, amiga, amigo, por amor, morte, traição, decepção, demissão.

Certamente as lágrimas não vão trazer o desfecho, a solução do problema ou livrá-lo do drama numa passe de mágica, mas dentro do peito o coração despedaçado ficará ao menos um pouco mais leve. E, desculpe-me a obviedade, tudo que é mais leve é mais fácil de carregar.

Outra coisa: não se force a ter esperança, não se desespere se procurá-la dentro de si e ela não responder de imediato. A exemplo do amor, esperança não se encontra em prateleiras.

Há horas em que parece mesmo que todas as portas estão cerradas, todas as luzes apagadas e você nem desconfia de onde esteja o interruptor mais próximo.

Pois a esperança virá quando você menos espera. Quem sabe depois de você chorar a noite inteira, se for preciso?

1 comentário em “Chorar para não ficar louco”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima