Faroeste Caboclo e ganância

Igualmente a outras cidades, Brasília é senhora de hipocrisias e demagogias.

A principal delas está ligada à histórica saga da construção da cidade. Portanto, é a mais antiga também: Brasília, capital da esperança!

A frase possui uma variante, ou quem sabe uma irmã mais nova e menos famosa: Brasília, capital de todos os brasileiros!

Poucas coisas no Planalto Central se revelam tão ilusórias como esses dois bordões cantados aos quatro ventos por poetas de deslumbramento alienado e versos enjoativos; por jornalistas e cronistas descomprometidos com a verdade nessa boa terra sim, mas não por causa do que prega essa propaganda enganosa, que não resiste à mais superficial das investigações.

Aos ufanistas, o convite que verifiquem os números da mais recente pesquisa do Instituto de Pesquisas Economicamente Aplicadas (IPEA). De acordo com o levantamento, o Distrito Federal é a única das unidades da federação onde a desigualdade social aumentou (http://migre.me/eRfJV )

E o que o filme Faroeste Caboclo, do cineasta Renê Sampaio, tem a ver com isso? De forma objetiva, a história de João do Santo Cristo, transportada da música de Renato Russo para as telas, comprova o estudo do Ipea e desmascara o desbunde cego, que não se liberta de um sonho de cidade que, definitivamente, não é para todos, não é sequer para muitos.

O filme se passa na virada dos anos 70 para os 80, mas qualquer morador mais atento sabe que ele acontece ao vivo todos os dias, ainda hoje na capital do país.

Por falar em Brasília e mudando de assunto para encerrar: levantamento do site G1 mostra que as diárias dos hotéis da cidade estão até 400% mais caras por causa da Copa das Confederações.

Parece que a ganância não se contenta mais em ser só ganância. Quer ser também irracionalidade. Ou pouca vergonha mesmo.

2 comentários em “Faroeste Caboclo e ganância”

  1. Carlos Henrique

    André, o Rio de Janeiro está pior. Kitinete em Copacabana custando R$500.000,00. Self-service cobrando R$60,00 o quilo. E, pelo jeito a coisa só vai piorar até a Olimpíada. Mas cobram caro porque tem gente pagando. Veja o jogo entre Flamengo x Santos. Lotado, apesar do preço absurdo! O brasileiro merece…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima