Gentileza gera gentileza. E amor e paz também.

 

Tem feito relativo sucesso aqui em Brasília um adesivo distribuído por uma rede de restaurantes. Em vermelho-goiaba (existe mesmo essa cor?) e letras brancas estilizadas diz Gentileza gera amor e paz.  Um dia estava no restaurante e perguntei pelo adesivo. Acabara o último dos sei lá quantos lotes que haviam sido encomendados. Desde lá, quando notei pela primeira vez o adesivo, é raro o dia em que não vejo um carro em Brasília com a frase colada na lataria.

Ela é quase uma cópia da que o profeta Gentileza pichava nas pilastras dos viadutos do Rio de Janeiro nas décadas de 80 e 90. Gentileza gera gentileza, escrevia o velho cabeludo, objeto de documentário e, acredito, de certa celebração cult nos dias de hoje. Como a intenção do profeta era essa mesmo, de que sua filosofia fosse espalhada gratuitamente, e o adesivo não é cobrado, não há qualquer apropriação intelectual. Gentileza cedeu, gentilmente e para sempre, todos os seus direitos em prol da boa convivência entre os homens.

O sucesso do adesivo com a frase reflete a necessidade que as pessoas têm de harmonia nas relações, até mesmo – e talvez principalmente – com um desconhecido no meio da rua. Ótima idéia que se comece a buscar isso no trânsito de uma grande cidade, palco em que um monge tibetano pode se transformar em um neurótico de guerra. Em cidades como Brasília em que as pessoas são extremamente egoístas e individualistas quando estão ao volante, a gentileza deveria ser componente obrigatório da gasolina e do álcool.

Usar esse adesivo é ato de extrema responsabilidade. Mais importante do que querer, neste caso, é praticar. Se ninguém dá vez no cruzamento, lembre-se do adesivo, e não revide em cima do outro quando for sua hora de ser gentil. E controle seu linguajar. Já pensou se te pegam berrando um palavrão daqueles bem cabeludos logo depois de notarem o adesivo no seu carro?

Semanas depois que fui ao restaurante, acabei encontrando o adesivo pregado em minha mesa de trabalho. Até hoje não sei se foi algum colega mandando um recado de maneira sutil. Só sei que estava lá – Gentileza gera amor e paz -, e como não acredito em acaso, tratei de tirá-lo com cuidado para não rasgar e pregá-lo no meu carro.

Colá-lo no porta-malas não me transformou num gentleman de uma hora para a outra. Mas me tornou vigilante comigo mesmo. Parece que há nele uma espécie de botão automático. Toda vez que sinto vontade de jogar o carro em cima do fusquinha da senhora que vai à minha frente a 30 por hora na faixa da esquerda, é como se um dispositivo qualquer fosse acionado lá atrás, no adesivo, e aí eu tomo um beliscão na consciência e me controlo. Só por isso já posso dizer que comigo a coisa tem funcionado.

7 comentários em “Gentileza gera gentileza. E amor e paz também.”

  1. Christianne Buss

    Em busca do adesivo encontrei esse teu texto, adorei! Moro em Porto Alegre e estou tentando conseguir o “beliscão na consciência”.

  2. Maria Augusta

    Gostaria de saber como conseguir o adesivo para colocar no carro. Obrigada

  3. carlos sergio manfrin

    adorei a ideia. gostaria de saber como conseguir os adesivos? gratos

  4. uma verdadeira gentileza alguém distribuir este adesivo gratuitamente. os meus também estão sempre comigo: no auto e na mochila!

  5. As mudanças acontecem dentro da gente. Mas temos que ser cutucados pelos sinais externos. Dor é uma chamada de atenção. Não é à toa que o coração faz barulho…

  6. Denise Giusti

    Genteliza gera Gentileza! Aqui no Rio encontramos adesivos e até camisetas com estes dizeres criação desse senhor de roupa branca, barba e cabelos também brancos que se via andando pelo Centro da Cidade pregando sua filosofia, esta frase foi a herança que ele nos deixou. E sabem que funciona, experimentemos ser gentis e com certeza iremos desarmar quem nos agride! O exemplo é tudo, tem sempre alguém nos observando … Bela crônica, André, bom para começar mais um dia de trabalho e lembrarmos que gentileza gera muita coisa boa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima