God save the Queen

R-27267255-1685727657-8516
Tenho uma relação histórica com Joan Jett.

O épico álbum I Love Rock’n Roll, de 1981, foi o primeiro disco que comprei na minha vida.

Passei mais de um mês indo e voltando a pé da escola e sem merendar (alguém se lembra do verbo merendar?) no recreio para juntar dinheiro e comprar o belo vinilzão na seção de discos do Boulevard, um hipermercado que funcionava na antiga Fábrica de Tecidos Confiança (a mesma da música Três Apitos, de Noel Rosa), na Aldeia Campista, um elo perdido entre os bairros do Andaraí, Tijuca e Vila Izabel.

Juntar dinheiro um mês para comprar um disco: algo impensável para a geração dos jovens de hoje, que baixam um álbum deitados na cama, às três da manhã.

Mas essa ligação não ficou apenas na historicidade.

Acho Joan Jett uma baita vocalista/intérprete e guitarrista e adoro aquela sua eterna pinta de garota-problema, mesmo aos 65 anos.

Ela está de disco novo, Mindsets, que, pelo que acompanho, é o primeiro de inéditas em dez anos.

A mesma voz rouca e rasgada, a mesma guitarra lá em cima, com rifes que grudam, que fazem querer dançar e acelerar o carro na estrada, o mesmo tudo que sempre me conquistou como fã.
Joan Jett

Além desse álbum, no ano passado ela lançou Changeup, com versões acústicas de seus grandes hits e algumas faixas lado B.

Sim, é um disco de Rock acústico, para espanto de uma de minhas filhas: “Como pode, pai, Rock acústico?”.

Mesmo com as guitarras desligadas, a música de Joan Jett carrega a inquietude e a pulsação desse gênero que continua sacudindo demais minhas veias.

É como se as canções dissessem: “Ok, estamos apenas disfarçadas de baladas, mas somos mesmo Rock’n Roll”.

A música I Love Rock’n Roll, seu grande hit, não entrou no disco. Talvez sem a guitarra ela pareceria uma grande casa vazia, sem móveis e sem gente e Joan não quis chocar os fãs mais radicais.

Mas isso não compromete o disco. Ele é maravilhoso, como é e sempre foi maravilhosa (ao menso para mim) a rainha do Rock’n Roll.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima